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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(PUC - RIO GRANDE DO SUL - 2012)Número Original: 30Código: 12132

Verão

Governo João Goulart
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2012
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2012
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O governo do presidente João Goulart (1961-1964) tentou implementar um programa de reformas, co- nhecido como “Reformas de Base”. Como exemplos dessas reformas, citam-se: A reforma tributária, que estimularia o aumento dos impostos e dos anos de contribuição das classes trabalhadoras, visando a superar a crise financeira e especulativa. 2. Areforma agrária, que pretendia estender a le- gislação trabalhista ao campo e implementar o Estatuto do trabalhador rural 3. Areforma urbana, que previa o incentivo à indús- tria privada da construção civil, monopolizada por algumas grandes empresas, ligadas ao capital estrangeiro. 4. Areforma bancária, que visava à nacionalização e à democratização do crédito Estão corretos apenas os exemplos A) 1e2 B) 1e3 Cc) 2e4 D) 1,364 E) 2,364


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 54

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Governo João Goulart

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Questões Parecidas

1(FGV - SP - 2013)Número Original: 59Código: 6341385

Primeiro Semestre - Primeira Fase - Economia - Manhã

Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b Sentido da destituição do presidente Goulart e das primeiras políticas adotadas pelos militares na visão de artistas e intelectuais brasileiros .f
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
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Leia um fragmento de memória de um jornalista brasileiro, escritor, ex-preso político e exilado. Para mim, que havia sido, no limiar da década [de 1960], um rebelde sem causa concreta, fã de James Dean e simpatizante da “juventude transviada”, o golpe significou, de imediato, mais um salto à frente na conscientização da realidade. Inclusive porque as medidas inaugurais do regime implantado em 1.º de abril não deixavam margem a dúvi- das: contra a reforma agrária no campo, o tabelamento dos aluguéis nas cidades e a limitação das remessas de lucros ao exterior, assim como — diante da imposição norte-americana — pelo rompimento das relações diplomáticas com Cuba. (Arthur José Poermer, O céu é das elites In Daniel Souza e Gilmar Chaves (org). Nossa paixão era inventar um novo tempo) A partir do fragmento, pode-se identificar, entre outros, como fatores responsáveis pela ruptura politico-institucional de 1964, (A) a omissão do governo brasileiro durante a Crise dos Mísseis de Cuba e a aprovação das Reformas de Base pelo Congresso Nacional. (B) os grupos ligados ao latifúndio, ao temor da participa- ção dos setores populares nas questões nacionais e os interesses das empresas multinacionais. (C) a repressão do governo Jango contra os militares de baixa patente, os aumentos salariais excessivos e as recorrentes greves estudantis. (D) a decisiva oposição de Juscelino Kubitschek ao governo Jânio, o acordo econômico com a União Soviética e a crise do petróleo. (E) as classes médias preocupadas com a corrupção no governo Jango, as facilidades para a entrada do capital estrangeiro no país e o aumento do desemprego.


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     A     
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2(FAMERP - 2023)Número Original: 29Código: 12988603

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais - Versão 1

Críticas políticas sobre o governo João Goulart manifestadas nas charges dos jornais do período anterior ao golpe civil-militar de 1964.g Brasil.b Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - FAMERP 2023
Questão de Vestibular - FAMERP 2023
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Observe a charge de Augusto Bandeira, publicada no Correio da Manhã em 14 de julho de 1963. SALÁRIOS MÍNIMOS (In: Rodrigo Patto Sá Motta. Jango e o golpe de 1964 na caricatura, 2006.) A charge representa, durante o governo de João Goulart, (A) o resultado das reformas sociais realizadas pelo presidente. (B) a política agressiva de aumento real do salário mínimo. (C) o esforço do presidente para conter a alta dos preços. (D) a estagnação do crescimento econômico do país. (E) a preocupação das famílias brasileiras com a alta dos preços.


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3(USP - 2023)Número Original: 48Código: 12818587

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Aspectos políticos, econômicos e sociais do discurso de Goulart no comício da Central do Brasil .f Brasil.b Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - USP 2023
Questão de Vestibular - USP 2023
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 Fotografia do Comício da Central do Brasil, 13 de março de 1964 (sem autoria). “Comício da Central do Brasil. Declarações do presidente João Goulart incomodaram a direita e os militares”. Folha de S. Paulo/uol/ 27 nov. 2013. NEFRLURE TED SANG OT : Uns DEFENDEREMOS ASS Peas A BALA lot -REBONDE Fotografia tirada por Domício Pinheiro, Comício da Central do Brasil, 13 de março de 1964. SCHWARCZ, Lilia e STARLING, Heloísa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. As fotografias registram cenas do comício realizado pelo governo João Goulart no Rio de Janeiro, em março de 1964. Considerando a leitura das imagens, é correto afirmar: (A) O período do governo de João Goulart foi marcado pela apatia da sociedade civil. (B) A presença ostensiva das Forças Armadas impediu a realização do Comício. (C) O cartaz assinado por metalúrgicos defendia a família, a religião e a propriedade. (D) Os manifestantes expressaram apoio aos avanços nas Reformas de Base anunciados no Comício. (E) Os manifestantes reclamavam a intervenção militar para conter políticas do governo João Goulart.


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4(UERJ - 2021)Número Original: 57Código: 10203233

Exame Único - Questões Objetivas e Redação

Brasil.b Sentido das ações repressoras dos governos militares a partir do golpe de 1964 .f
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Questão de Vestibular - UERJ 2021
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Cidade relembra cerco que a fez queimar livros de Paulo Freire Maria Eneide Araújo, de 63 anos, escondeu seus cadernos embaixo do colchão. Não queria perder a recordação da alfabetização, mas não teve jeito. Os boatos de que aquelas anotações poderiam levar seu pai e sua mãe presos, após o golpe militar de 1964, fizeram com que Eneide as entregasse, e todas foram queimadas. Em Angicos, no sertão do Rio Grande do Norte, outras pessoas fizeram o mesmo naqueles meados dos anos 1960: quem não queimou enterrou cadernos e livros que os ligassem às aulas dos monitores orientados por Paulo Freire. A cidade potiguar recebeu em 1963 o primeiro experimento do método criado pelo educador para alfabetização de adultos, e o objetivo era ambicioso: ensinar 300 pessoas a ler em 40 horas de aulas, em projeto que ficou conhecido como as 40 horas de Angicos. Passados 57 anos, Freire e seu método baseado no uso de palavras e vivências do cotidiano dos alunos são hoje o principal alvo da política educacional do governo federal. MARCEL RIZZO Adaptado de Folha de São Paulo, 04/02/2020. O episódio relatado na reportagem, assim como a prisão e o exílio do pesquisador Paulo Freire, estiveram associados às ações repressoras instituídas logo após a deposição do presidente João Goulart, em 1964. Naquela conjuntura política, os novos governantes justificaram ações dessa natureza alegando a necessidade de evitar um contexto de: (A) (B) (C (D democratização da prática pedagógica ideologização da cultura popular ) subversão de propostas liberais ) propagação de ideais comunistas


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5(FAMEMA - 2018)Número Original: 30Código: 7817858

Prova 2

Aspectos políticos e ideológicos presentes na conspiração civil-militar que derrubou o governo de João Goulart em 1964 .f
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Questão de Vestibular - FAMEMA 2018
Questão de Vestibular - FAMEMA 2018
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A tragédia dos últimos meses do governo Goulart residiu na tendência cada vez mais acentuada de se descartar a via democrática para a solução da crise. A direita ganhou os con- servadores moderados, sobretudo amplos setores da classe média, para sua perspectiva de que só uma revolução pro- moveria a “purificação da democracia”, pondo fim aos perigos do comunismo, à luta de classes, ao poder dos sindicatos e à corrupção. Na esquerda, a então chamada democracia formal era vista apenas como um instrumento que ia se tornando inútil, ao aproximar-se a tomada do poder. (Boris Fausto. “A vida política”. In: Angela de Castro Gomes (org). Olhando para dentro: 1930-1964, vol 4, 2013. Adaptado.) Essa interpretação do historiador sobre o final do governo de João Goulart (1961-1964) remete (A) aos interesses dos comunistas na manutenção da demo- cracia, que justificaram a derrubada do presidente. (B) às ambiguidades do populismo, que permitiram uma só- lida aliança entre partidos comunistas e ultradireitistas. (C) aos reflexos da Revolução Cubana, que levaram ao ali- nhamento político do Brasil com o bloco socialista. (D) às tensões políticas internas e seus vínculos com a Guer- ra Fria, que estimularam os discursos anticomunistas. (E) aos problemas econômicos do país, que justificaram a tomada do poder pela classe média nacionalista.


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